O apartheid foi extinto em 1991, e uma Seleção e Federação multiculturais e únicas foram criadas e logo reconhecidas. A primeira partida da nova Seleção foi válida já pelas eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 1994, em julho de 1992, vencendo Camarões por 1 x 0. A classificação acabou não vindo, mas em 1996 o país, disputando pela primeira vez a Copa das Nações Africanas, venceu, como sede, o torneio continental, tornando-se uma potência africana. Dois anos depois, já figuravam na Copa do Mundo de 1998 e nova classificação viria para o de 2002, onde obtiveram sua primeira vitória, um 1 x 0 sobre a Eslovênia. Entretanto, os Bafana Bafana foram novamente eliminados na primeira fase, por terem a diferença mínima em relação ao saldo de gols do Paraguai.
A Seleção Sul-Africana, que não foi para a Copa de 2006, voltará às Copas como sede do mundial de 2010. No ano anterior, sediou e participou também da Copa das Confederações de 2009 quando terminou em quarto lugar.
Elenco atual:Rowen Fernandez- Goleiro,Siboniso Gaxa- Zagueiro,Tsepo Masilela -Zagueiro,Aaron Mokoena- Zagueiro,Benson Mhlongo- Meio Campo,MacBeth Sibaya- Meio Campo,Lance Davids- Meio Campo,Siphiwe Tshabalala- Meio Campo,Katlego Mphela-Atacante,Steven Pienaar- Meio Campo,Elrio van Heerden- Meio Campo,Teko Modise- Meio Campo,Kagiso Dikgacoi- Meio Campo,Matthew Booth- Zagueiro,Innocent Mdledle-Zagueiro,Itumeleng Khune- Goleiro,Bernard Parker -Atacante,Thembinkosi Fanteni -Atacante,Bryce Moon -Zagueiro,Bongani Khumalo- Zagueiro,Katlego Mashego- Atacante,Brian Baloyi- Goleiro,Morgan Gould- Zagueiro.